quarta-feira, 1 de setembro de 2010

LED ZEPPELIN

     O que dizer sobre Led Zeppelin? Tudo o que eu disser será repetição do que já foi dito, mas como adoro a música deles, vou tentar escrever.
     Precursores do metal no rock, ainda que os componentes da banda rejeitem essa afirmação, eles não deixaram de lado o lirismo das letras e os cuidados com os arranjos. O rock deles é gostoso de se ouvir, não tão melodioso como Beatles, não tão acintoso como Rolling Stones, mas com certeza provocativo e agressivo na medida certa, de uma sensualidade vocal cheia de ah ah, ah ahhhhhhhs e de baby, babies... proferidos por seu vocalista Robert Plant em canções como Black Dog, Babe I'm gonna leave you, entre outras. Os solos de guitarra impecáveis e a bateria genial fazem o som que consagrou essa banda nos anos 70.
     Também está presente na obra do Led Zeppelin o estilo folk, com o uso de gaita em algumas canções.
     A formação do grupo era:

Jimmy Page - guitarra
Robert Plant - vocais, harmônica, gaita
John Bonham - bateria
John Paul Jones - baixo, bandolim, teclados
     Cheia de símbologia utilizada em seus discos e cheia de mitos em sua história, a banda marcou época e arrasta fãs até hoje. Estes símbolos foram utilizados no título do LP Led Zeppelin IV.

     Há toda uma polêmica sobre o significados destes símbolos e sua relação com o ocultismo, mas como não entendo nada de ocultismo e nem quero entender, só estou relatando a história da banda e eles fazem parte dessa história.
     A canção "Stairway to heaven", desse disco, foi considerada a mais bela de todos os tempos no gênero, sua melodia, arranjos e o solo de guitarra são lindamente atemporais, uma obra prima!
     Falar sobre Robert Plant é muito gratificante, dono de um carisma incrível e de uma sensualidade natural, ele hipnotizava, um vocalista que preenchia o palco com sua figura. Leonino que era, não poderia negar seu signo com toda aquela cabeleira loira como uma juba e seu destaque no show! As suas roupas provocantes, à frente de sua época para os padrões masculinos, eram sua marca característica, camisa aberta, peito à mostra, cintura baixa, com cintos largos, exibindo um físico lindo, ele enfrentava a platéia convidando-a para admirá-lo no auge de sua juventude, exibindo o orgulho de ser a pessoa exuberante que era, além de ser um excelente e carismático artista, é dono de uma extensão vocal impressionante!






Ele era realmente muito sexy!

Um vídeo de Black Dog, uma de suas canções mais famosas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário