segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NIRVANA

capa do CD "Nevermind"

     Pois é, aos quarenta  anos me bateu uma saudade e redescobri o Nirvana, recordei músicas e clipes e fiquei novamente extasiada com a inventividade e originalide vocal e de estilo. Banda símbolo do movimento grunge que define o estado de espírito do início dos anos noventa, o Nirvana fez história com o álbum de melhor capa da história "NEVERMIND".
    
Clipe: "Smells Like a Teen Spirit":
     O clipe smells like teen spirit marcou como melhor clipe da década...
    
     O clipe "In Bloom" é uma sátira dos programas de tv dos anos 50. Irreverente, mostrando genialidade e um bom humor paradoxal ao espírito grunge da banda, impossível de assistí-lo sem rir. Aliás dá pra fazer uma analogia com a inteligência de Woody Allen em seus filmes e esse clipe do NIRVANA, pois ambos mostram a capacidade de rirem de si mesmos e para isso é preciso senso crítico e inteligência.
    
Clipe: "In Bloom"

       Na música Lithium, a fragilidade, a tristeza, a docilidade e a voz que sai de dentro da alma de Kurt Cobain, comove e encanta; seus olhos são de uma melancolia que nos arrasta pra dentro de seus pensamentos. Um artista extremamente sensível que vivia aquilo que cantava, olhando sua apresentação ao vivo, compreendemos um pouco do rumo que sua vida tomou em direção a auto destruição, ele não pertencia ao nosso mundo. Uma fuga da angústia de ser ele mesmo, tão único, original, solitário em meio à multidão que o adorava. Não é fácil ser e pensar diferente, sentir as coisas intensamente faz doer a alma, o coração e a mente. O grito dele nessa música parece a tentativa de liberar toda sua angústia presa no seu âmago, Kurt Cobain despeja sobre o público todo o seu sentimento numa onda que provoca uma agitação tremenda, primeiro há um silêncio quando ele canta, e quando ele grita há um frenesi que acompanha a energia do som gutural que sai de sua garganta, um jeito único de interpretar sua música.

Clipe da música: "Lithium"

Nenhum comentário:

Postar um comentário