terça-feira, 17 de agosto de 2010

WOODSTOCK

     Eu tinha dito que somente escreveria amanhã, mas com a grande ajuda que tive aqui em casa, para gerenciar meu blog, resolvi escrever mais um pouco.
   
     Woodstock, festival musical ocorrido, durante 3 dias, em agosto de 1969, numa fazenda, na cidade de Bethel, no Estado de Nova Iorque, foi um marco no movimento de contracultura que vinha acontecendo mundialmente.
     Na verdade pode-se dizer que o festival ilustrou, os diversos aspectos dessa revolução dos valores da sociedade da época, tanto os valores morais, quanto os comportamentais.
     O movimento hippie vinha carregado de simbologias, os cabelos compridos, as barbas por fazer, o culto à natureza eram uma tentativa de aproximar o homem do bem, fugindo do mal, que era a guerra, opondo-se às normas comportamentais, aos uniformes militares e aos cortes de cabelo, os jovens tentavam desesperadamente escapar dos horrores da guerra vietnamita. Uma forte onda de protestos contra a guerra, o racismo, a poluição ambiental,contra a opressão de homens e mulheres e por direitos iguais varria o mundo naquela época.
     Essas impotantes questões como: liberdade de expressão, preservação ambiental, combate ao racismo, campanha contra a guerrá do Vietnam, defesa da paz e do amor livre, também fizeram parte do festival e não apenas os movimentos musicais e sons inovadores.
      Gosto do festival porque:
  •  foi um marco da contracultura,
  •  expressa a tentativa de viver um modelo de sociedade livre,
  •  foi pacifista,
  •  foi um protesto,
  • o som é inovador, assim como: as roupas, os cabelos e as atitudes,
  •  o colorido é incrível,
  • os ritmos são contagiantes,
  •  todo o apelo visual faz com que o festival seja uma obra de arte multimídia e interativa.
     Um acontecimento único, nada aconteceu assim antes e nunca aconteceu nada igual depois.
     A efervescência artística e cultural única daqueles dias não pode mais ser igualada.
     As tentativas de reproduzir o festival jamais tiveram êxito para repetir a essência do que ele foi: a celebração da juventude em comunhão com a paz e o amor.

vídeo com imagens do festival em 1969:



 Vou colocar algumas fotos do festival:
 











Este casal à esquerda são Nick e Bobbi Ercoline, que tornaram-se símbolo do festival em 1969 e à direita são eles mesmos, só que nos dias atuais, estão juntos até hoje! Muito lindo!

Jimmy Hendrix e sua guitarra mágica!
 O público era de aproximadamente 500.000 pessoas!

The Who em Woodstock! Pinball Wizard/ See me, Feel me!

ônibus todo colorido com jovens em Woodstock! À direita Janis Joplin aguarda a hora do show!
Jovens dançando!
Cartaz do festival em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário