quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MÚSICAS QUE ACALMAM, FAZEM PENSAR E VIAJAR! JEFFERSON AIRPLANE, SANTANA E NIRVANA

Faz tempo que não escrevo, não estive muito bem de saúde, sinusite e hipertensão, que bela combinação!rsrsrs até rimou, só rindo pra não chorar. Tudo se acumula e fica muito difícil não se afetar com os aborrecimentos do dia-a-dia, mas vamos levando!
O que me acalma são os momentos que passo em casa, com o filho, com o marido, com o gato, ouvindo música, aliás agora estou escutando Jefferson Airplane com a música psicodélica "Somebody to Love", muito legal dá pra viajar no som, pra minha imaginação viajar, voar longe, basta uma música legal, uma imagem e deixo minha mente voar...outra música muito legal deles é "White Rabbit" que faz referência à história da Alice no País das Maravilhas" é muito diferente, boa para ouvir de olhos fechados...
Vou colocar o clipe dela:



Uma música que tem um solo de bateria legal é a "Soul Sacrifice" do Santana, o garoto da batera tinha 19 aninhos em 1969 e detonou em Woodstock!
Além de ser um baterista fenomenal ele era muito gato! Sabe tudo de bateria, o moço! O nome dele é Michael Shrieve. Para que todos nós nos conformemos com a chegada da idade vou colocar uma foto dele  novo e outra dele nos dias atuais. Ele nasceu em 1949.


Viram só! Todo mundo envelhece, o importante é o que você deixou como marca!

Dentre várias músicas que tenho ouvido, tem uma do NIRVANA que causou polêmica quando foi lançada, mas se a gente observar a emoção com que Kurt Cobain a canta, entenderemos a letra perfeitamente, acho que essa música refere-se a todas as vezes que nos sentimos oprimidos e violados em nossos direitos e em nossa dignidade e isso acontece constantemente em nossa vida, é quando outras pessos se acham no direito de esmagar nossos sentimentos. Cada vez que ouço mais atentamente as canções do NIRVANA, mais admiro a genialidade compositora e interpretativa de Kurt Cobain e mais ainda lamento que ele tenha partido tão cedo, aos poucos vou postando clipes da banda e tecendo comentários, porque tem muito comentário bom a ser feito sobre a obra deles! Ai vai então o clipe da música "Rape Me":


Outro clipe do NIRVANA que vou colocar é Where Did You Sleep Last Night, é meio triste, jeitão de blues, mas a voz de Kurt Cobain é algo que emociona profundamente, deliciosa de ouvir quando a gente está meio sad, meio down, precisando descansar, pensar na vida; quando ele coloca desespero na voz sinto um arrepio, misto de tristeza e emoção, claro que isso depende da sensibilidade de quem ouve, de quem consegue perceber como ele vivia a música!


Por último vou colocar o clipe de uma música muito linda, também do NIRVANA, chamada "Peenyroyal Tea", a tradução do título é "Chá de Poejo", é uma música profundamente sentimental, cuja letra fala de como simples atos do cotidiano às vezes servem para confortar a alma e às vezes servem para mascarar os problemas como por exemplo o simples ato de sentar e tomar uma xícara de chá, ou convidar alguém para tomar uma xícara de chá. O que será que pode haver por trás desse gesto? Pesquisei e descobri que o chá de poejo pode ser calmante estomacal e pode provocar hemorragias na gravidez, serve ainda para combater verminoses, afastar insetos, sabe-se que Kurt sofria de gastrite e que essa música faz parte do álbum "In Útero" do Nirvana, talvez o sentido dessa canção seja o de aliviar dores, ou drenar os males da alma, enfim, é uma bela canção, muito polêmica, a maior parte das cópias foi retirada do mercado, mas tudo depende de quem a interpreta e de como a interpretam. Aí vai o clipe de "Pennyroyal Tea":

vou colocar a letra da música e a tradução:
letra:
Pennyroyal Tea


I'm on my time with everyone
I have very bad posture

Sit and drink Pennyroyal Tea
Distill the life that's inside of me
Sit and drink Pennyroyal Tea
I'm anemic royalty

Give me a Leonard Cohen afterworld
So I can sigh eternally

I'm so tired I can't sleep
I'm a liar and a thief
Sit and drink Pennyroyal Tea
I'm anemic royalty

I'm on warm milk and laxatives
Cherry-flavored antacids

Sit and drink Pennyroyal Tea
Distill the life that's inside of me
Sit and drink Pennyroyal Tea
I'm anemic royalty

tradução:
Chá de Poejo

Estou em dia com todo mundo
Tenho postura muito ruim

Sente e tome chá de poejo
Destile a vida que está dentro de mim
Sente e tome chá de poejo
Sou realeza anêmica

Dê-me um pós-mundo Leonard Cohen
Para que eu possa suspirar eternamente

Estou com tanto sono que não consigo dormir
Sou um mentiroso e um ladrão
Sente e tome chá de poejo
Sou realeza anêmica

Estou tomando leite quente e laxantes
Antiácidos com sabor de cereja

Sente e tome chá de poejo
Destile a vida que está dentro de mim
Sente e tome chá Poejo
Sou realeza anêmica

observação sobre a citação do nome de Leonard Cohen na música:
"Leonard Cohen nasceu em Montreal, província de Quebec, Canadá, de uma família judia de origem polonesa (polaca). A sua infância foi marcada pela morte de seu pai quando Cohen tinha apenas 9 anos, fato que seria determinante para o desenvolvimento de uma depressão que o acompanharia durante boa parte da vida.
Aos 17 anos, ingressa na Universidade McGill e forma um trio de música country. Paralelamente, passa a escrever seus primeiros poemas, inspirado por autores como García Lorca.
Consagração literária
Em 1956, lança seu primeiro livro de poesia, Let Us Compare Mythologies, seguido em 1961 por The Spice Box of Earth, que lhe conferiria fama internacional.
Após o sucesso do livro, Cohen decide viajar pela Europa, e acaba por fixar residência na ilha de Hidra, na Grécia, onde passa a viver junto com Marianne Jensen e seu filho, Axel.
Em 1963 lança The Favorite Game, sua primeira novela, seguida pelo livro de poemas Flowers for Hitler, em 1964, e pela sua segunda novela, Beautiful Losers, em 1966.
 Carreira musical
Já estabelecido como escritor, Cohen decide se tornar compositor. Para isso, muda-se para os Estados Unidos, onde conhece a cantora Judy Collins, que grava duas de suas composições ("Suzanne" e "Dress Rehearsal Rag") em seu disco In My Life, de 1966.
No ano seguinte, Cohen participa do Newport Folk Festival, onde chama a atenção do produtor John Hammond, o mesmo que antes havia descoberto, dentre outros, Billie Holiday e Bob Dylan. Songs of Leonard Cohen, seu primeiro disco, é lançado no final do ano, sendo bem recebido por público e crítica.
Seu próximo disco, Songs from a Room, seria produzido por Bob Johnston, produtor dos principais trabalhos de Dylan nos anos 60. Embora não tão bem recebido quanto o anterior, contém a canção "Bird on the Wire", que o próprio Cohen disse ser a sua favorita dentre as suas composições. Em 1971, lança Songs of Love and Hate, um disco mais sombrio que os anteriores. No mesmo ano, o diretor Robert Altman, em seu filme McCabe & Mrs. Miller, utiliza três canções de Cohen: "Sisters of Mercy", "Winter Lady" e "The Stranger Song", todas do primeiro disco do cantor."(fonte: Wikipédia)


Ainda volto a postar mais observações sobre o NIRVANA e o Kurt Cobain, porque ainda tem muita música deles que merece uma audição cuidadosa e uma observação generosa!























Nenhum comentário:

Postar um comentário